Seguidores

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Qual Máquina de Corte comprar??


Quando escrevi anteriormente sobre os softwares disponíveis para serem usados com a Cricut tinha até esquecido  da ação movida pela PC(Provo Craft) contra um deles, o MTC.
Depois de um ano, escrevemos sobre o assunto no Cricut Club ,o processo foi julgado e o MTC condenado, portanto ele não mais será comercializado para as máquinas da PC.
O mesmo aconteceu com o SCAL. Em janeiro a PC entrou com uma ação semelhante alegando violação de direitos autorais, em ambos os casos.Leia sobre o processo,aqui
Desde então os consumidores dos dois produtos estão movendo ações de boicote a todo e qualquer produto que venha da empresa PC.
A saber, que são desde as máquinas em si, até mesmo, mats, lâminas.
Quem tem a Cricut, ela ainda irá funcionar com o MTC desde que ele tenha sido adquirido ANTES da divulgação da sentença que proibiu o seu uso com qualquer de suas máquinas.
O processo contra o SCAL ainda não foi julgado,mas pode ser que não demore tanto.
Até agora a última atualização que saiu foi a 2.043.
Com estas novas atualizações do SCAL2, talvez seja necessário atualizar o Firmware da Cricut.(Isso é feito com a versão trial do Design Studio)e aí é que mora o perigo pois se a PC atualizar o DS, não poderemos mais usá-lo para o firmware pois ele não mais será compatível.Atenção portanto neste detalhe.Se no visor da sua máquina aparecer 2.34 não é necessário, mas se for 2.31 como era a minha aí não tem jeito,tem que atualizar.
Guarde no seu computador a versão do DS que usou para fazer o SCAL funcionar,bem como todas as atualizações que forem feitas.Eu guardo tudo zipado e é aconselhável gravar em um DVD como cópia de segurança.
Outras empresas fabricantes de outras máquinas de corte então estão fazendo uma parceria com os criadores dos dois programas para que elas sejam compatíveis tanto com o MTC quanto com o SCAL.
Em vista disto, acabou de nascer o SCAL3. Ele irá funcionar com estas máquinas, que são:
CraftwellEcraft
É a primeira máquina que permite corte sem uso de Mats(esteiras ou bases de corte).
Aqui, você poderá ver mais sobre ela.

Black Cat Cougar/Linx

Esta você não vai encontrar em grandes lojas. Só mesmo nos distribuidores.
Veja onde encontrar,nos EUA,no Reino Unido, na Austrália,e Cutting Edge Craft.
Nunca venderam tantas destas máquinas!

Boskut Gazzelle


Visite o site para preços e mais detalhes.
Silhouette SD
Preços e mais informações sobre elas, AQUI
Um Gráfico comparativo entre a Cricut e a Silhouette, poderá ser visto neste site

CraftRobo Graftec(incluindo Wishblade) mas só para Windows

Tem mais algumas opções mas estas são as principais ou mais conhecidas até agora.

Se você quiser pode ainda comprar a Cricut e usar com cartuchos ou com o SCAL2  pois ele vai continuar funcionando apenas deixará de ser atualizado como vinha sendo.
Mas o melhor é ver o que vai acontecer!
Nem nós que já temos uma máquina funcionando e nem mesmo as americanas vão se desfazer delas pois afinal não são baratas principalmente aqui no Brasil.
Quando elas deixarem de funcionar aí o jeito será fazer novos investimentos!

6 comentários:

Tatiana disse...

Que bom ler o teu post, Adinês... Eu, como muitas de nós, andava de olho na Cricut... Vou te dizer que agora estou muito em dúvida, pelo menos até as coisas se definirem. Tenho olhado com carinho pra Cuttlebug, as facas são acessíveis e fáceis de encontrar... Claro que parece cheia de limitações se comparada à Cricut, mas por enquanto acho que pra mim vai ser a escolha imediata... Se a Cricut ficar restrita aos cartuchos, me parece que não vale a pena, principalmente se pensarmos os custos, mas é uma avaliação muito pessoal......
Beijos

Adinês disse...

Tati querida!
Por várias vezes eu disse que a Cricut sem a possibilidade do SCAL, eu não compraria.Depender de cartuchos nem pensar!Ainda mais que aumentaram mais ainda os preços.
Mas os dois juntos, Cricut+Scal foram minhas melhores aquisições!
O SCAL só não será mais atualizado com frequencia(eu acho)não é oficial.Apenas com o que ele é capaz de fazer já vale muito a pena!

Bjs

Ild@ Portel@ disse...

Olá Adinês!!! Boa noite!

Gostaria de saber sobre esse SCAL. Adquiri uma cricut e até o momento só comprei 4 cartuchos! Tem sido um valor bem alto para adquirir outros.
Dei uma lida em sua postagem e fiquei interessada por mais infomações!!!
Agradeço a sua compreensão bem como suas dicas!!!

Regina Piloupas disse...

Oi Adines por favor me esclarece uma coisa. Toda máquina de corte que usa Scal (isto é um software?) não são viáveis de compra? è isto? Não entendo disto. Bjssss

Adinês disse...

Oi Regina!
Obrigada pela visita!
O SCAL2 funcionava com as máquinas Cricut.
O SCAL3 funciona atualmente com várias máquinas de corte, desde que não sejam fabricadas pela Provocraft.
Vc. adquire a licença de uso deste software mediante pagamento, e instala em seu computador como qualquer outro programa.
Conecta com a máquina e corta arquivos em várias extensões.
O SCAL3 por exemplo, vc. pode usar com a Silhouette Cameo,desenhar seus projetos, cortar SVGs, fontes(com a vantagem de não precisar instalá-las),abrir Jpeg,PDF com facilidade.
Tem menos ferramentas que o Studio, mas funciona muito bem.
Para quem tinha a licença de uso do SCAL2, houve a possibilidade de receber a licença do SCAL3 sem custo algum.

Regina Piloupas disse...

Muito Obrigada pelos exclarecimentos. Bjss