Seguidores

sexta-feira, 25 de março de 2011

Técnica de Hinge-Imprimir e cortar na Cricut

Com a colaboração da nossa querida amiga Monica,para o nosso Cricut Club, um tutorial que foi feito por ela,  a partir de um vídeo do Youtube.
A Mo, como nós a chamamos é fera em traduções!

Como ela fez:

1º) Faça o Layout do que você deseja imprimir, eu fiz no Corel um LO com o "label" (arquivo svg) que queria cortar e dentro do "label" dele escrevi o que queria, deixei uma margem de 2 cm superior e à esquerda. A partir daí fiz dois arquivos, um só de "labels" que exportei para svg e outro só da parte escrita que mandei imprimir normalmente.

OBS: É muito importante registrar o tamanho total da imagem, para que possamos coloca-la no SCAL.

O impresso ficou assim:



2º) Depois abri meu SCAL e carreguei o SVG com os labels sem a parte escrita. Quando carreguei já coloquei no tamanho em que fiz no corel, sem esquecer de marcar a opção "keep proportions". Alinhei ele no mat do SCAL deixando mais ou menos uma margem de 2 cm superior e à esquerda.


3º) Colquei um papel branco no mat da cricut conforme imagem abaixo e prendi a extremidade à direita com fita crepe.
4º) Mandei a cricut cortar normalmente. Quando ela terminou de cortar apertei o botão "LOAD PAPER". É isso mesmo, não é unload, porque nós não queremos tirar o mat do lugar, apenas que o carro vá para a posição inicial, como na foto abaixo:


Note que o papel branco já está cortado mas o mat está no lugar como se ainda fosse cortar.

5º) Levante com cuidado o papel cortado, ele ficará preso pela fita crepe, e retire os labels cortados com calma.



6º) Depois de retirados os "labels" cortados, pegue sua folha impressa e posicione ela de forma que a parte impresse "case" com a folha cortada.




7º) Levante a folha que está presa por fita crepe e mande cortar novamente, se você quiser cortar mais uma vez, não retire esta folha até terminar o serviço, ela é seu gabarito, e NUNCA aperte UNLOAD PAPER entre os cortes, sempre LOAD PAPER, para que o mat não saia da posição. Quando você fizer seu último corte, aí sim, você poderá dar unload paper .

Sua folha cortada e impressa ficará assim:


Aproveitem bastante a técnica.
Obrigadão Mo pelo tutorial!










8 comentários:

Rosana Garcia Hess disse...

obrigada pelo comentario lá no meu bloguinho
kisses
Rosana

Lolô Artesanato disse...

Adines querida
nao tem segredo nao amiga
kkkkk
é a insonia msm...e eu não trabalho fora, o scrap acaba sendo meu hobby msm...e estou nessa ansia de aprender e aprender, entao me rendo aos desafios...kkkk
bjkas mil e bom fds
Leila

Janaina Miranda disse...

Adines minha queria AMIGA!

Flor, tem um selinho no meu blog para vc!

Beijosss te adorooooooo!!!

Rodrigo Rudenas disse...

Tentei cortar arquivo de 29 x 125 cm, ela parou com 70 cm e tirou a mídia inteira para fora, alguém sabe me dizer porque?
Isso é problema de pouca memória da maquina cameo?
Alguém pode me ajudar?

Adinês disse...

Oi Rodrigo!
Ela corta apenas o tamanho da base, ou seja, 12"x24".
Cento e vinte e cinco centimetros, ela não vai cortar.

Rodrigo Rudenas disse...

Adinês, acabei de mandar cortar uma arte de 29 cm x 125 cm, infelizmente ela parou aos 70 cm, então tive que mandar cortar os outros 50 cm restante separados.
Sei que ela corta até 3 metyros de midia em rolo, pelo menos diz o fabricante, mas ate agora so consegui cortar ate 70 cm.
Existe uma configuração nela onde diz a resolução DPI, estava em 600, baixei para 300, vou tentar outro corte depois e aviso vcs como fazer.

Adinês disse...

Rodrigo, vc. então deve estar faalando da Silhouette e não da Cricut.
Seria isto? A Sil eu sei que corta este tamanho no Vynil.

Rodrigo Rudenas disse...

Desculpa, não tinha especificado, realmente é na silhouette cameo, mesmo assim obrigado, assim que possível vou testar com outras configurações nas preferencias do programa.